Imagem de destaque do post Sacos plásticos: conheça os tipos e uso Imagem de destaque do post Sacos plásticos: conheça os tipos e uso

Sacos plásticos: conheça os tipos e uso

Categorias:

Os sacos plásticos ingressaram no mercado lá pela década de 70 e logo se tornaram um sucesso entre os consumidores, ganhando cada vez mais espaço no nosso cotidiano.

Nos dias de hoje, segundo pesquisas, há em torno de 500 e 1000 bilhões de sacos plásticos existentes ao redor do mundo todo. Além disso, eles são capazes de oferecer diversas utilidades, como transporte de alimentos e mercadorias de objetos e produtos.

Então, como saber os tipos e como usar de forma mais correta? Leia o artigo completo, conheça os diferentes tipos e escolha aquele que seja mais adequado!

Conheça os tipos de sacos plásticos

Como já sabemos, os sacos plásticos têm diversas funções e objetivos, por isso, são bem estimáveis quando se fala em produção de embalagens.

Já quando falamos em mercado, a fabricação parte de uma diversidade de matérias-primas. Quer conhecer as sacolas mais utilizadas atualmente e saber os tipos e diferenças entre elas? Então, confira:

1. Polietileno (baixa densidade)

Esses sacos plásticos têm como objetivo proteger produtos e embalar líquidos e materiais congelados.

A vantagem é que fornece uma resistência muito forte, perfeita para embalar aqueles tipos de produtos pesados.

Além disso, é livre de toxinas, podendo ser usado também para embalar os alimentos e produtos, sem ser contaminado, podendo ser encontrado em padarias, confeitarias, produções agrícolas e no acondicionamento de peças e acessórios.

2. Polietileno (alta densidade)

Por mais que seja quase a mesma coisa que o de “baixa densidade”, possui algumas diferenças entre eles. Primeiro, possui uma resistência maior quanto a peso, suportando produtos com cargas grandes e pesadas.

Segundo, tem um aspecto fosco e não tão brilhante como o de densidade baixa. É o mesmo material encontrado em todas as sacolinhas dos supermercados brasileiros.

3. Saco polipropileno

É bastante usado como produto de destaque para expor aos consumidores, pois possui alta taxa de brilho.

Ele é mais transparente e também é zero toxicidade. Usado no acondicionamento de pães, alimentos em geral, cosméticos, papelarias, linhas PET e EPIs, bijuterias e acessórios.

4. BOPP transparente (polipropileno Bi-orientado)

Esses sacos plásticos se diferem pelo seu processo de extrusão, realizando o empacotamento automático.

Também é atóxico e é extremamente brilhante e transparente, além de ser esteticamente muito bonito, sendo bastante utilizado para empacotar presentes comprados nos comércios.

5. Saco laminado

O último tipo da lista dos cinco sacos plásticos não deixa de ter sua importância, pois são cheios de propriedades e aplicações.

Tem o poder de juntar mais matérias-primas (as que falamos acima), tendo ainda o PET, que é capaz de fornecer excelentes barreiras a gases, oxigênio, luz, umidades, dentre outros.

É bastante utilizado para produtos alimentícios ou químicos. E também, em embalagem de salgadinhos, bolachas, sachês farmacêuticos, produtos pastosos e líquidos.

Dicas na hora de escolher seu saco plástico

Você sabia que nem todo material reciclável acaba se tornando reciclado mesmo? Por isso, indicamos que não só consuma produtos e materiais recicláveis, como também garanta sua reciclagem.

Para reutilizar os sacos plásticos é necessário que eles sejam embalados de modo correto e destinados a postos de coleta ou à coleta da prefeitura de seu município. Separamos algumas dicas importantes na hora de escolher o saco plástico. Confira:

  • Rigidez
  • Transparência
  • Impermeabilidade
  • Odor
  • Facilidade de impressão
  • Resistência ao impacto
  • Ponto de amolecimento

É de extrema importância questionar governos, empresas fabricantes e outros consumidores que garantam a reciclagem, uma vez que, por lei, é decretado que é responsabilidade de todos a gestão dos resíduos.

Por fim, após destinar corretamente os resíduos, entre em contato com a prefeitura da sua cidade, procure saber se o lixo que foi recolhido está sendo efetivamente reciclado e cobre sobre a garantia da reciclagem dos materiais vendidos, lembrando que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que a responsabilidade pelo retorno do resíduo também é das empresas.

Homebag é referência em sacos plásticos aromatizados

A Homebag é referência em sacos plásticos aromatizados para facilitar a limpeza e o cuidado com o meio ambiente. Os diferenciais da marca são a resistência, qualidade e aroma.

Situada no Rio Grande do Sul, a marca conta com loja online para venda dos produtos. A empresa conta com as linhas Pet, Multiuso, Premium e Baby.

Acesse nosso site e fique por dentro dos nossos produtos e novidades. Se preferir, entre em contato. Estamos à disposição para dúvidas e atendimentos.